fbpx

Eficiência energética é uma oportunidade diante do aumento da energia?

Você sabe o motivo pelo qual a eficiência energética é uma oportunidade diante do aumento da energia? Primeiramente, é interessante observar que esse termo se refere à habilidade de utilizar a energia racionalmente. Ou seja, trata-se da relação direta entre a quantidade de energia utilizada em uma determinada atividade e o montante disponível para realização da mesma.

Para exemplificar e deixar o tema mais fácil de ser compreendido imagine o funcionamento de uma lâmpada. Certamente, se você olhar ao seu redor agora, encontrará uma quantidade razoável delas espalhadas, afinal, seu objetivo é de grande importância em nosso cotidiano: produzir luz. Continuando a linha de raciocínio, sabemos que toda a energia utilizada pela lâmpada teria que se transformar em energia luminosa para que, assim, atingisse 100% de eficiência energética, certo? 

No entanto, o que ocorre na prática, é que uma lâmpada incandescente possui eficiência aproximada de 8%. Diante disso, os outros 92% são perdidos, pois se transformam em calor. Por outro lado, lâmpada do modelo fluorescente possui uma eficiência média de 32%. Resultado: tem um desempenho 24% maior que o modelo citado inicialmente.

Mesmo que pareça uma diferença mínima, para o ambiente e para o bolso, essa porcentagem representa muito. Quer saber como se beneficiar com a eficiência energética? Então fique atento nas informações a seguir.

Como reduzir custos utilizando Eficiência Energética?

É possível reduzir custos através da eficiência energética com um investimento simples e certeiro: Energia Solar. Além de ser uma solução cada vez mais presente em residências e indústrias, os sistemas de energia renovável reduzem os custos da conta de energia devido o aproveitamento dos raios solares e, ainda, é um ato sustentável.

O sistema fotovoltaico funciona da seguinte forma: os painéis solares tem como função captar os raios solares; em seguida, as células que compõem o painel ficam responsáveis pelo processo de conversão direta dos raios em energia eléctrica. A partir disso, a eletricidade gerada poderá ser utilizada em quaisquer equipamentos ou imóveis que estejam sendo contemplados pela instalação. 

Com isso, os custos de energia elétrica podem diminuir até 90%. É justamente nesse aspecto que entra a eficiência energética, pois é possível alcançar o objetivo esperado, gastando menos. E, com o uso de energia solar, o resultado é ainda mais eficaz, visto que além de garantir o desempenho dos equipamentos e economizar financeiramente, ainda causa mínimos impactos ambientais.

Dicas para garantir a eficiência energética

Além das duas hipóteses que vimos acima, buscar equipamentos mais eficientes e optar por energia solar, é possível utilizar a energia de modo consciente, sem desperdícios mudando alguns hábitos. 

Veja a seguir 5 dicas fáceis para o seu cotidiano:

Aproveite mais a luz do sol que entra pelas  janelas, abra as cortinas e persianas, assim precisará usar menos lâmpadas durante o dia;
Sempre que não estiver utilizando um aparelho eletrônico, desligue-o da tomada;
Atente-se às configurações do chuveiro: “verão” em dias quentes e “inverno” nos dias mais frios;
Evite abrir a porta da geladeira quando não houver necessidade.
 

Viu como é possível utilizar a eficiência energética a favor do seu bolso e do meio ambiente? Não perca mais tempo! Agende um horário com nossa equipe de consultores e garanta sua instalação fotovoltaica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?