Energia Fotovoltaica

Conhecida, popularmente, apenas como “Energia Solar”, a Energia Solar Fotovoltaica, aquela que é obtida através dos raios solares, vem revolucionando o mercado energético há alguns anos. No Brasil desde 2012 com o advento da Resolução Normativa 482/2012, o sistema de energia solar conectado à rede e o mecanismo de compensação de energia elétrica trazem economia e sustentabilidade ao consumidor de energia.

Por se tratar de uma fonte de energia natural, dentre suas maiores características estão a renovação e naturalidade. Além disso, contribui diretamente com a preservação ambiental, assunto recorrente na atualidade e de grande importância para futuras gerações. É impossível falar de energia solar e não mencionar seus efeitos positivos tanto para a sociedade como um todo, quanto para o indivíduo.

Nesse artigo vamos abordar quais são os principais fatores que devem ser observados na decisão entre uma energia elétrica e renovável. Acompanhe com a gente e descubra fatos interessantes e pouco conhecidos sobre energia fotovoltaica.

Principais características da Energia Renovável

Por se tratar de uma fonte considerada inesgotável, a energia solar pode ser usada para a produção de eletricidade através de painéis solares, formado por células de silício conhecidas como “fotovoltaicas”(realizam o “efeito fotovoltaico”, transformam a irradiação do sol em elétrons). No Brasil, chama a atenção a quantidade de sol abundante durante quase todo o ano o que, sem dúvidas, estimula o uso de painéis solares.

Os painéis de energia solar fotovoltaicos são visto como uma das mais promissoras fontes de energia renovável da atualidade. Diante disso, pode-se afirmar que sua principal vantagem é o baixo índice de poluição, tornando clara sua contribuição para evitar o aquecimento global.

Como funciona a Energia Fotovoltaica?

Como sabemos, o uso mais comum atualmente da energia fotovoltaica é na produção de energia elétrica para um sistema conectado à rede. O motivo: esse um meio prático e eficiente de usar energia solar tanto para redução de gastos com a conta de energia, quanto para minimizar os impactos causados ao meio-ambiente.

Para entender como funciona esse processo de funcionamento da energia solar e o seu uso no dia-a-dia, verifique os cinco tópicos que listamos a seguir que mostram a sequência de como a energia é processada:

– O painel solar capta a radiação solar e gera a energia elétrica a partir do efeito fotovoltaico. Esta energia é concebida em corrente contínua pelos painéis solares;

– O inversor solar converte a energia que vem das placas em corrente contínua para corrente alternada, adequando à instalação elétrica do local, seja residência, empresa ou indústria(Monofásico, Bifásico ou Trifásico);

– A energia é distribuída pelo quadro elétrico da instalação local;

– A energia é fornecida para todos os equipamentos elétricos necessários;

– O excesso de energia, ou seja, aquela que sobra, vai para a rede distribuidora gerando créditos para o consumidor.


Por que optar por Energia Fotovoltaica?


Quando se trata de fontes de energia renovável, como é o caso da energia fotovoltaica, pensamos logo nos pontos de vista ecológico, social e, claro, financeiro. O primeiro fato que chama atenção é o seguinte: esse tipo de energia não agride o meio ambiente. Isso significa que, em tempos atuais, quem opta por Energia Fotovoltaica além de economizar, ainda contribui diretamente para a preservação da natureza.

Outro fator que chama a atenção é o uso de instalações solares em empresas. Atualmente, empresas de médio e grande porte preferem investir em energia solar, que é uma fonte inesgotável e, com isso, tem uma larga garantia e maior segurança sobre sua produção de energia elétrica no longo prazo. O resultado final não poderia ser melhor: reduz custos e enaltece a consciência social da empresa.


Outras vantagens da Energia Fotovoltaica


Depois de conhecer as três principais vantagens do uso da energia solar, ecológico, social e financeiro, fizemos uma lista completa para você conferir.  

Esse tipo de energia não polui o ambiente durante seu uso;
O gasto com manutenção é mínimo, sendo indicada apenas uma checagem a cada 6 meses e uma limpeza rotineira dos módulos a cada 3 meses, de acordo com o período de chuvas local ;
O Brasil, por ser um país tropical, está em uma das regiões de maior irradiação do planeta, isto aumenta a viabilidade da energia solar;
Os painéis solares estão em um patamar onde sua qualidade está cada vez maior e seu preço cada vez mais baixo.  Isso, sem dúvida, faz com que o uso da energia solar seja uma solução economicamente vantajosa;
Com o uso da Energia Fotovoltaica é possível economizar até 95% na conta de energia.
Viu como essa opção é simples? Agende uma visita e solicite seu orçamento com nossa equipe de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?